Conheça as equipes vencedoras do Space Apps Jampa 2024

Veja como estudantes da Paraíba usaram dados da NASA para criar soluções inovadoras.

Joe Morais — UX Writer

7/16/20252 min read

Em outubro de 2024, João Pessoa mais uma vez brilhou no cenário global da inovação. Durante o NASA Space Apps Challenge, que teve como tema “O Sol Toca Tudo” (“The Sun Touches Everything”), mais de 150 participantes se reuniram no Hub Ilha Tech, entre maratonautas, mentores e equipe, para viver uma verdadeira jornada de criatividade, dados e impacto social.

Foram 12 projetos submetidos, com propostas que iam desde aplicativos até jogos de tabuleiro, todos alinhados aos desafios propostos pela NASA em áreas como ciência da Terra, sustentabilidade e mitigação de impactos solares. E o melhor: duas equipes paraibanas conquistaram vaga no Top 1000 Mundial, sendo reconhecidas entre os mais de 9.996 projetos enviados por 15.444 equipes de 163 países e territórios.

3°lugar: Equipe Rocket

Formada por Filipe de Andrade, Felipe Ferreira, Geovani Klinsmann, Andrielly da Silva e Jayne Maria, a Equipe Rocket apostou em um jogo point and click como ferramenta de conscientização ambiental.

A proposta era simples e poderosa: envolver estudantes do Ensino Médio em uma jornada interativa, usando dados do Protocolo GLOBE da NASA sobre incêndios florestais no Brasil.

O jogo, além de lúdico, termina com um convite aos jogadores para debater o tema com seus professores e colegas. Uma forma criativa de estimular educação crítica e ambiental.

2° lugar: Equipe Lara e Outros

A equipe formada por Rômulo Henrique, Sabrina Lopes, Andrea Moreira, Larissa de Carvalho e Luís Eduardo desenvolveu o Meta Verde, uma plataforma gamificada voltada ao ensino dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com forte ênfase na participação dos professores, o app propõe atividades práticas dentro e fora da sala de aula, sempre alinhadas ao Protocolo GLOBE. O diferencial? Os educadores também podem criar suas próprias dinâmicas, personalizando o conteúdo para as realidades de suas turmas.

Foto por Audrey Propp

Foto por Audrey Propp

1° lugar: Equipe Rats Lab

No topo do pódio ficou a Rats Lab, com um projeto que vai além da sala de aula. A equipe criou um aplicativo gamificado que conecta os ODS da ONU ao cotidiano dos estudantes, propondo desafios reais em suas comunidades.

A plataforma detecta quais temas sustentáveis são menos discutidos em João Pessoa e incentiva os usuários a criarem ações concretas — como campanhas, coletas seletivas e projetos locais. Mais do que ensinar, o projeto propõe agir. Uma ideia que une tecnologia, educação e impacto social.

Esses projetos mostram que a Paraíba tem um potencial gigantesco para liderar soluções de impacto, e que quando jovens, tecnologia e propósito se encontram, coisas incríveis acontecem.

Se você se sentiu inspirado(a) por essas histórias, não pense duas vezes: as inscrições para o Space Apps Challenge 2025 já estão prestes a começar. Monte sua equipe (ou venha sozinho), prepare-se para se conectar com o mundo e transformar ideias em ação. Nos vemos em outubro!

Foto por Audrey Propp